EM 335 - Tecnologia Mecânica - Turma A
Grupo 7 - "5S e Seis Sigma
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     Seis Sigma - Introdução

     O Seis Sigma é um processo de alta disciplina que ajuda as empresas a desenvolverem e entregarem produtos e serviços perto da perfeição. A palavra Sigma é um termo estatístico que mede o quanto um processo se desvia da perfeição. Enquanto os programas de qualidade tradicionais se concentram na detecção e correção de erros, o sistema Seis Sigma abrange algo mais ambicioso: fornece métodos específicos para recriar o próprio processo, para que os erros nunca cheguem sequer a existir. 

     A idéia central do Seis Sigma é que se você pode medir quantos defeitos você tem durante um processo, você pode sistematicamente descobrir como eliminá-los e chegar o mais perto do “zero defeitos” possível. Ao aproximarem-se dos Seis Sigma — ou seja, menos do que um defeito por 3,4 milhões de oportunidades —, o custo em termos de qualidade é reduzido para menos de 1% do total de vendas, ou seja, quanto maior for a qualidade, mais diminutos serão os custos. Grande parte das empresas opera a um nível de três a quatro sigmas, no qual o custo dos defeitos se cifra em cerca de 30% das receitas

 

Nível sigma

Defeitos por milhão

Custo da qualidade

2

308.537 (empresas não-competitivas) 

Não se aplica

3

66.807 

25 a 40% das vendas

4

6.210 (média da indústria) 

15 a 25% das vendas

5

233 

5 a 15% das vendas

6

3,4 (empresas "classe mundial") 

< 1% das vendas

Cada variação no "nível sigma" acarreta uma melhora de 10% na receita líquida.
(Fonte: M. Harry, 2000) 

 

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