EM 335 - Tecnologia
Mecânica - Turma A
Grupo 7 - "5S e Seis
Sigma"
Seis Sigma - Introdução
O Seis Sigma é um processo de alta disciplina que ajuda as empresas a desenvolverem e entregarem produtos e serviços perto da perfeição. A palavra Sigma é um termo estatístico que mede o quanto um processo se desvia da perfeição. Enquanto os programas de qualidade tradicionais se concentram na detecção e correção de erros, o sistema Seis Sigma abrange algo mais ambicioso: fornece métodos específicos para recriar o próprio processo, para que os erros nunca cheguem sequer a existir.
A idéia central do Seis Sigma é que se você pode medir quantos defeitos você tem durante um processo, você pode sistematicamente descobrir como eliminá-los e chegar o mais perto do “zero defeitos” possível. Ao aproximarem-se dos Seis Sigma — ou seja, menos do que um defeito por 3,4 milhões de oportunidades —, o custo em termos de qualidade é reduzido para menos de 1% do total de vendas, ou seja, quanto maior for a qualidade, mais diminutos serão os custos. Grande parte das empresas opera a um nível de três a quatro sigmas, no qual o custo dos defeitos se cifra em cerca de 30% das receitas
Nível sigma |
Defeitos por
milhão |
Custo da
qualidade |
2 |
308.537 (empresas
não-competitivas) |
Não se aplica |
3 |
66.807 |
25 a 40% das
vendas |
4 |
6.210 (média da
indústria) |
15 a 25% das
vendas |
5 |
233 |
5
a 15% das vendas |
6 |
3,4 (empresas "classe
mundial") |
< 1% das vendas |
Cada variação no "nível sigma"
acarreta uma melhora de 10% na receita líquida. |